Subscribe Now
Trending News

Seara

Capa Portal Municipal de Turismo de Seara

Apresentação

Seara, com 17 mil habitantes, colonizada por italianos e alemães, tem a economia voltada para a agropecuária. O município abriga uma obra monumental, o Museu Entomológico Fritz Plaumann, que guarda a maior coleção de insetos de toda a América Latina.

Seara, cuja denominação significa terra de abundantes grãos cerealíferos. Tem no seu nobre povo, a semear no tempo, muito trabalho e dedicação. Em 1924 iniciou-se a demarcação das terras e colonização do povoado de Nova Milano, hoje Seara.

Agricultores pobres vindos do Rio Grande do Sul, das regiões próximas a Guaporé, Serafina Correa e Casca. Vinham a se estabelecer em Nova Milano, munidos apenas de suas precárias ferramentas de agricultura, sementes e sonhos de um futuro bom.

Em 15 de março de 1944, Nova Milano passou a se chamar Seara. Sugestão do então prefeito de Concórdia, Dogello Goss, homenageando o Engenheiro Agrimensor Carlos Otaviano Seara, que era encarregado de trabalhos de demarcação de terras pelo Estado. No dia 03 de abril de 1954 Seara emancipa-se de Concórdia.

Além da produção de grãos, o comércio local e a crescente preocupação e interesse de ordem ambiental, ecológica e qualidade de vida da sua população.

Dados do Município

Região Turística: Grande Oeste
Área: 310.981 km (IBGE/2016)
População: 17.576 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°08’58
Longitude: 52°18’38
Altitude: 550 m
Cidades próximas: Chapecó, Paial, Itá, Arabutã, Xavantina, Arvoredo.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Seara

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Seara.

Saiba Mais

Localização

Acesso pela rodovia SC 283, aproximadamente 40 km de Chapecó ou Concórdia.
Acesso pela rodovia SC-465, aproximadamente 18km de Itá. E de Xanxerê/Xavantina pela SC 466.

http://www.reunidas.com.br/.

Aeroporto de Chapecó, distante cerca de 40 km de Seara.