O Corpo de Bombeiros Voluntários de Seara surgiu quando a comunidade e suas lideranças começaram a perceber a real necessidade e a importância de se ter o serviço de Bombeiros instalado no município, estes, treinados e equipados para fazer frente aos mais diversos tipos de sinistros, principalmente devido a incêndios em residências que estavam ocorrendo com a destruição dos seus patrimônios, bem como a necessidade de adequar as edificações do município dos serviços preventivos de Segurança Contra Incêndios. A partir de 30 de julho de 1983, iniciaram os primeiros trabalhos pró implantação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Seara, com a participação da Prefeitura Municipal, de entidades constituídas no município, e acima de tudo da comunidade, iniciaram-se os primeiros esforços para a instalação da Corporação de Bombeiros Voluntários. Entretanto enfrentou – se muitos problemas para manter-se trabalhando de acordo com as necessidades, a falta de recursos fez com que pouco depois de sua instalação permanecesse desativado até 20 de Novembro de 1997. A partir desta data foi reativado com sua força redobrada, e através de campanha para arrecadação de materiais e doações diversas, foi possível construir a edificação que abriga até a presente data a Corporação de Bombeiros Voluntários de Seara. Os Bombeiros Voluntários prestam serviços nas cidades de SEARA, ITÁ, PAIAL, XAVANTINA e ARVOREDO.

Contatos:
bombeiros@sea.vupt.com.br